Absolutamente tudo sobre algumas coisas…

12/02/2009

Não nasci para Liderar!!!!

Filed under: Uncategorized — pauljazz @ 14:43

É isso mesmo, é o que você está pensando!

Ainda bem que nenhuma empresa, nem a minha tem meu endereço de blog, ainda…

Mas falando sério!

Do jeito como andam as coisas, do jeito que tratam as pessoas, como as empresas desprezam seus colaboradores e suas mentes brilhantes, aqueles que executam verdadeiramente suas tarefas, prefiro não ser assim, prefiro não ter cargos de liderança.

Se for para chefiar como muitos por aí, que dizem que são da área de humanas, eu que sou Engenheiro e não tenho MBA em Recursos Humanos, nem em gestão de pessoas, nem em nada correlato, prefiro não ser chefe, pelo menos não do jeito que querem.

Ser líder não é menosprezar o outro por não saber tanto, ser líder é orientar, guiar, dar a diretriz do que fazer.

O Líder ajuda no como fazer e diz o que quer com clareza, assim como ouve com clareza, assim como pede, deve receber também.

Um Líder não impõe, não dá ordens. O Líder delega tarefas e demonstra o que fazer.

O líder está lá para que a equipe trabalhe como equipe, um ajudando o outro e não, um contra o outro e todos contra o líder.

Às vezes penso: “Se fosse eu, agiria diferente”. Acho que é por isso que não sou líder, por que não sou igual a eles.

Sou mais flexível as opiniões. Se um amigo me der uma opinião melhor que a minha, não consigo impor a minha e acato a dele. Acho que sou mais um executor, um que pensou que poderia liderar, um que pensou que poderia dar broncas e pressionar as pessoas.

Não, eu não sou assim, não nasci para liderar, não nasci para esse fardo pesado de ter que contratar, e após uma redução de custos ter que demitir quase toda minha equipe.

Eu iria procurar a causa, olhar para o problema, pois, fugindo um pouco do assunto, sem pessoas eu não produzo como produzia, assim perco mais clientes, então tenho menos dinheiro, compro menos matéria-prima e demito mais pessoas.

Das duas uma, ou eu tenho uma visão errada de liderança, ou eu ainda não vi nenhum verdadeiro Líder.

O líder influência e a deixa mesmo depois de usa saída da empresa, assim como o maior Líder de todos os tempos, veio orientar pessoas e até hoje, milhares de milhares seguem seus ensinamentos, sendo que até o calendário mudou por sua causa, Jesus Cristo.

Definição de Liderança no Wikipédia: É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.

Caspita! Por que não executam isso, pressionam dizendo: “Vou te mandar embora se não fizer o que eu quero”.

Se vocês são pressionados e não concordam, a Empresa não merece vocês, muito menos seu chefe. Mas se você gosta de pressão, parabéns! Está no lugar certo.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

